Projeto

Atualmente, o Luz do Saber é um projeto do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica do Estado do Ceará, gerido e financiado pela FUNCAP, que tem por objetivo colaborar com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos processos de oralidade, leitura e escrita a partir do contato com os diversos gêneros orais, escritos e digitais.

Para tanto, disponibiliza um portal educacional gratuito com atividades online, jogos e aplicações voltadas para o desenvolvimento da escrita. Além disso, disponibiliza para download livros didáticos para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e materiais para orientações didáticas aos professores. Também é disponibilizado uma grande biblioteca de livros da coleção PAIC – Prosa e Poesia.

As atividades propostas, tanto no material didático quanto no software, estimulam uma aprendizagem significativa e desafiadora. Estão organizadas em uma sequência didática que considera o processo de alfabetização na perspectiva do letramento e promove a interação a partir de situações reais de aprendizagem e do uso social da língua em congruência com a BNCC.